6.º, 7.º, 8.º e 9.º ano

No curso Fundamental II do Colégio XI de Agosto, aprofundam-se e fundamentam-se os conhecimentos e habilidades dos alunos para alcançar a autonomia desejada.

Por meio de um tratamento diferenciado de cada área de estudo, o Ensino Fundamental II aprofunda os conteúdos já aprendidos em cada área, com uma metodologia própria. O intuito é aproximar o saber empírico do saber universal e científico.

A formulação de desejos intelectuais favorece a reorganização do conhecimento dos alunos, gerando uma nova forma de pensar o mundo. A presença do adulto nesta faixa etária é muito importante como referencial e modelo de organização, respeitando a autonomia intelectual e social do educando que está em processo de formação.